A 5ª edição do dança em foco acontecerá no Oi Futuro e no Espaço SESC de 14 de agosto a 02 de setembro em Copacabana no Rio de Janeiro.
O bailarino e coreografo Valdemar Santos foi selecionado pra participar das seguintes oficinas atraves de analize de curriculo:
1. Alexandre Veras e Andréa Bardawil (Ceará) - Entre o vídeo e a dança de 20 a 24 de agosto, 14 às 17h
O curso pretende trabalhar a relação entre o vídeo e a dança como uma zona indefinida de pesquisa, onde o que se configura como resultado surge de como uma linguagem faz problema para a outra. Para configurar esse espaço, partimos de quatro eixos: a relação do cinema com o movimento, as mudanças na concepção coreográfica no século XX, algumas perspectivas filosóficas sobre espaço/tempo/movimento e a interface com outras linguagens através da performance e da videoarte.
Alexandre Veras é diretor do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção onde coordena o núcleo de vídeo e o projeto NoAr, de formação em vídeo com adolescentes. Realizou inúmeros vídeos e intervenções e colabora com jornais e revistas com textos sobre poéticas tecnológicas. É professor da Escola de Audiovisual de Fortaleza.
Andréa Bardawil é coreógrafa e diretora da Companhia da Arte Andanças desde 1991. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Dança do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção. É uma das curadoras da Bienal Internacional de Dança do Ceará, desde 1999.
MINICURSO
Carga horária: 2 aulas de 3 horas de duração (total: 6 horas) Marcus Moraes (Rio de Janeiro) - Videodança: gravação de miniclipesde 01 a 02 de setembro, 15 às 18h
Uma idéia coreográfica. Um cenário. Um determinado número de planos e cortes. Uma trilha musical pré-determinada. Um limite de tempo para gravação e edição. Com esses limites estabelecidos para a realização do vídeo, os participantes realizarão suas seqüências que formarão um vídeo finalizado ao término do curso. É um desafio de criatividade para corpo e câmera, com poucos recursos e tempo reduzido.O curso é direcionado a bailarinos, coreógrafos e videomakers com uma mínima experiência prática em suas respectivas áreas.
Marcus Moraes é Designer e mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. É professor da Faculdade Angel Vianna desde 2002 na graduação e no curso de pós-graduação “Estéticas do Movimento: dança, videodança e multimídia”.
Alem dessas oficinas fará ainda aulas de Dança contemporanea na faculdade Angl Vianna, e no Espaço de Criação da Intrepida Trupi
"No periodo de 20 de agosto a 03 de setembro estarei me aperfeiçoando e trocando informações com pessoas do mundo inteiro, ser selecionado nesse evento representa muito para arte do nosso Estado, é a primeira participação piauiense nesse evento, vou com total apoio da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Cultural monsenhor Chaves"
Será um grande prazer participar desse evento, bem como representar meu estado.