Oficina “O Corpo Líquido”
Para pessoas com experiência cênica.
A oficina propõe trabalhar a fluidez do movimento, o relaxamento das articulações, flexibilidade, força, equilíbrio de forma consciente.
Quando? 17 a 21 / 09 de 11h30 as 13hs
Onde? Escola de Dança do Estado
Facilitador: Valdemar Santos (Interprete – Criador, pesquisador do corpo e do movimento, Coordenador da Escola de Danças Folclóricas de Teresina, Diretor da Cia. Equilíbrio de Dança. Desenvolveu esse estudo com Andréia Marciel no Projeto Reciclagem e Manutenção para Profissional da Dança em agosto de 2007 no Café Cultural-Rio de Janeiro).
Projeto de Reciclagem e Manutenção para Profissionais da Dança, acontece mensalmente no Espaço Café Cultural que fica na Rua São Clemente no bairro Botafogo, um pequenino local que abriga inúmeras atividades que vão de espetáculos de Teatro Infantil a Festival de dança e aulas de diversas linguagens artísticas.
O Projeto Reciclagem e Manutenção para profissional da Dança; acontece mensalmente com um profissional diferente, ótimo espaço para discussão e criações de idéias a profissional de agosto foi Andréia Marciel, coreógrafa formada pela Faculdade Angel Vianna, coreógrafa da Cia. Andréia Marciel, preparadora corporal, pesquisadora do movimento e grande bailarina. Ela nos levou a idéia do corpo liquido, solto como a água que se dilui que respinga, derruba barreiras cria redemoinhos. Um corpo sem articulação.
Inicialmente foi complicado encontrar essa qualidade mais com as direções que Andréia dava e os experimentos propostos por ela, tudo foi se clareando e tudo fica muito intenso, uma busca; desenvolverei o trabalho aqui em Teresina com duas oficinas que vou ministrar e continuar a pesquisa com a Cia. Equilíbrio de Dança cada dia me vem mais clara a idéia de que o trabalho corporal pessoal e intransferível, um fato lógico mais que muitas vezes me paga. Pretendo desenvolver muito esse estudo, pois mostra possibilidades e cria uma consciência corporal necessários pro trabalho corpóreo. Imaginar o corpo com essa qualidade liquida me deixou muitas janelas, desejo explora-las.
Valdemar Santos