quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Cia. Equlibrio de Dança comemora dez anos na cena piauiense
Cia. Equilíbrio de Dança entra para a historia da dança piauiense como a primeira companhia independente no Piauí a se manter criando e apresentando trabalhos por dez anos ininterruptos, sendo um espaço democrático na inclusão de bailarinos e coreógrafos no cenário e plataforma para o aperfeiçoamento e profissionalização de muitos pensadores e produtores dessa geração como: José Nascimento, Luis Carlos Vale e Elielson Pacheco. Com formato diferenciado no processo criativo foi pioneira no trabalho de colaboração contribuindo para formação de um novo pensar e fazer artístico na dança do Piauí.
O que nasceu da idéia do coreógrafo Valdemar Santos, ganhou vida própria e apresenta-se hoje madura, que aposta na dança como linguagem universal de expressão. No cenário artístico piauiense desde 1999, a Cia. Equilíbrio tem se voltado para a popularização da dança no estado, realizando apresentações e ministrando oficinas para crianças, jovens e adultos.
O patrocínio do Governo do Estado por meio do Sistema de Incentivo Estadual de Cultura (SIEC) abre a perspectiva de desenvolvimento das atividades artísticas na área de dança e possibilita a Cia. Equilíbrio de Dança apresentar suas produções nas cidades de Teresina, Monsenhor Gil, Campo Maior, Parnaíba e Amarante do projeto “Dançando onde o Povo Está” que faz uma apanhado de oito espetáculos criados pela companhia, como uma retrospectiva mostra um mosaico de suas criações desde a estréia com espetáculo Étnico 2001 até Teresinança de 2009, uma produção que mostra também a trajetória da dança do Piauí.
O projeto tem estréia dia 28 de outubro no bairro Vila da Paz em Teresina.
Espetáculos:
Teresinança (2009)
Todo Lado (2008)
Qu4tro (2007)
A vida intima de uma galinha (2006)
Lendário Piauiense (2005)
O que você sempre quis saber e seus pais não contaram (2004)
O espaço quando ninguém vê (2003)
Por baixo dos panos (2002)
Étnico (2000)
Coreografias Livres (1999) NAICA DIRCEU, inicio de tudo.
Ficha técnica:
Elenco: Adriano Abreu, Carola Carvalho, Chyntia Layana, Elizabeth Battali, Kleo de Santis e Kiara Lima.
Coreógrafos: Valdemar Santos, Elizabeth Battali, Samuel Alves, Adriano Abreu e José Nascimento.
Ensaiador: José Nascimento
Figurinos: Adriano Abreu e Elizabeth Battali
Coordenação e Produção: Luis Carlos Vale
Direção Geral: Valdemar Santos
Agradecimentos masi que especiais:
FM Cultura, Fundação Cultural Monsenhor Chaves, Prefeitura de Teresina, Prefeitura de Monsenhor Gil, Prefeitura de Amarante, Prefeitura de Parnaíba, Prefeitura de Campo Maior, Governo do Piauí, FUNDAC, Casa da Cultura de Teresina, Sindicato dos Comerciários, Cléa Raquel, Jusandra Sobreira, Samuel Alves, Cleide Fernando, João Vasconcelos, Claudia Simone, Huda Leia, Elielson Pacheco, José Nascimento, Bebel Martins, Luiza Miranda, Juliana Marcia, Bruna Coimbra, Cristiane Sobreira, Josivaldo Augusto, Maurea Oliveira, Marcelo Ewelin, Luciano Brandão, Layane Holanda, Bid Lima, José Reis Pereira, Polyana Vanderlei, Saquá, João Neto, Dôga Oliveira, Liliane Pedrosa, Josy Brito, Mirton de Paula, Nosso Público, Fatima Moura, Cristiane Lustosa, Fernando Freitas, Luiz Morais, Laércio Andrade, Maia Veloso, Luzia Amélia, Maneco Nascimento, Avelar Amorim, Franklin Pires, Clarice Lispector, Angel Vianna, Débora Evangelista, Frangerson, Jonathans Teixeira e Cibely Rocha, Catiane Oliveira, Cesar Augusto. etc... afinal são dez anos!!!!