quarta-feira, 15 de agosto de 2007

CIA. EQUILIBRIO DE DANÇA APRESENTA: POR BAIXO DOS PANOS DIA 19 de agosto (domingo) 19H NO TETRO JP II (Dirceu/Teresina/Piauí/Brasil)

As relações sexuais são sem duvida as mais intensas e prazerosas das relações humanas. A profundidade com que elas influenciam nossa vida é sempre motivo de discussão e inspiração para arte, o ato por si vem coberto de tabus e mitos que foram criados por necessidades da humanidade, o prazer humano foi negado e condenado por muitos. O ato sexual seria apenas uma forma de reprodução das espécies? Ou uma dança onde o prazer não tem limites?

A dança é também corporal e prazerosa, através dela buscamos explorar esse universo de sentimentos, sensações, sons, toques, arrepios, desejos muito movimento. A montagem pretende derrubar tabu e discutir o sexo de forma positiva, levando para a cena uma movimentação inspirada no próprio ato sexual. Os bailarinos Elizabeth Battali e Valdemar Santos são interpretes – criadores e se inspiraram na movimentação corporal durante o ato sexual, sem intenção de chocar ou gerar polêmicas o espetáculo fala de forma sutil esse que é um dos atos mais intenso do ser humano. Os movimentos corporais do ato sexual, o balé inconsciente desenvolvidos pelos corpos em movimentos sincronizados, rítmicos e de completa entrega.

Figurinos: Elizabeth Battali e Valdemar Santos

Criação: Cia. Equilíbrio de Dança.

Concepção: Valdemar Santos

Coreografia: Elizabeth Battali e Valdemar Santos

Contatos: (86)9994/1543/88148898

ciaequilibrio@hotmail.com

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

ESPAÇO DEDICADO AO ELENCO DA CIA. EQUILIBRIO DE DANÇA

VALDEMAR SANTOS (Intérprete-criador e diretor)
Um Profissional do Piauí. Nasceu em Amarante, veio para Teresina em 1997 em busca de estudo e profissionalização. Fez parte do primeiro elenco do Balé Folclórico de Teresina sob coordenação de Luzia Amélia, foi premiado O Melhor Bailarino no Estilo Livre, do VI Festival de Dança de Teresina. Como arte-educador desenvolveu um trabalho de dança no bairro Dirceu durante seis anos com crianças e adolescentes. Atualmente desenvolve em parceria com a Associação dos Cadeirante de Teresina o Projeto “Dança Eficiente”, é diretor e coreógrafo da Companhia Equilíbrio de Dança, coordenador da Escola de Danças Folclóricas de Teresina e do Balé da Cidade de Teresina. Entre seus trabalhos destacam-se Étnico, O espaço quando ninguém vê, Lendário Piauiense, O piau e a pirambeba (solo), todos com a Cia. Equilíbrio de dança. Seu mais novo trabalho junto a Cia. Equilíbrio de Dança é o espetáculo infantil “A vida intima de uma galinha” livremente inspirado no conto de Clarice Lispector “A vida intima de Laura” estreou com grande sucesso no Circuito Cultural Banco do Brasil em setembro.
KIARA LIMA
(Interprete - criadora)
Integrou o Balé Folclórico de Teresina de 1996 a 2001 onde estudou Dança Clássica e Folclórica sob coordenação de Luzia Amélia Fez curso de Balé Clássico Intermediário com Fernando Fabbri, Bale Clássico e Contemporâneo com a professora Ana Verônica Ribeiro, curso de Teatro com a Atriz Zaira Zambelli. Fez curso de Dança Contemporânea com Mirian Druwe em 1998 em Santos-SP. Atualmente e intérprete-criadora e coordenadora da Cia. Equilíbrio de Dança. Professora da Escola de Danças Folclóricas. Instrutora (NAICA) Núcleo de Atenção Integral a Criança e do Adolescente no Promorar. Participou com grande destaque dos espetáculos: A Dança do Calango, Piauiês, Nativus, (Balé Folclórico de Teresina); Étnico, O espaço quando ninguém vê, Lendário Piauiense, O que você sempre quis saber mais seus pais não contaram, A vida intima de uma galinha (Cia. Equilíbrio de Dança) e o Espetaculo QU4TRO.
ELIZABETH BÁTALI
(Interprete - criadora)
Começou sua carreira no Núcleo de Atenção Integral a Criança e o Adolescente (1999) onde teve aulas de Iniciação a Dança, logo depois fez curso de Dança Contemporânea no “Centro de Artes Luzia Amélia”(2000) e oficina de Teatro com Zaira Zambelli em (2001). Participou dos Espetáculos, Teresina 147 anos e Nativus dirigidos por Luzia Amélia, fez os Musicais Elis Vive e Mulheres Plurais com Direção Geral de João Vasconcelos. É co-fundadora da Cia. Equilíbrio de Dança onde atualmente é interprete – criadora e coordenadora. É também professora da Escola de Danças Folclóricas, do Núcleo de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (Dirceu) e do Projeto Cravo e também coreógrafa e diretora da Cia. Lume de Dança uma companhia formada só por mulheres.
CYNTHIA LAYANA
(Interprete - criadora)
Começou seus estudos em dança clássica em 1989 na Escola de Dança do Piauí, também estudou nas Escolas Helly Batista de 2001 a 2003 e Lê Ballet desde 2005. Iniciou seus estudos em dança contemporânea em 2001 na Cia. Equilíbrio de Dança onde atua como interprete - criadora nos espetáculos: “Étnico” “Lendário Piauiense” e “A vida íntima de uma galinha”. É professora da Escola de Danças Folclóricas desde 2005, do Núcleo de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente desde 2000 e do Projeto Cravo.
BRUNA COIMBRA
(Interprete - criadora)
CURSO:Curso de Ballet Clássico na Escola de Dança do Estado do Piauí (2000)OUTRAS EXPERIÊNCIAS • Participação no VI Festival de Dança de Recife em 2001; • Participação no II Fendafor em 2002; • Participação no XXVI Encontro Nacional de Folguedos; • Participação no VI, VII e X Festival de Dança de Teresina; • Viagens pelo interior do Estado com a Companhia Dançar Dançar da Escola de Dança (São João do Piauí, Simplício Mendes, Altos, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Guadalupe); • Integrante da Companhia Equilíbrio de Dança desde 2005 onde atua nos espetaculos “Lendário Piauiense” e “A vida intima de uma galinha”, participação na edição local do Circuito Cultural Banco do Brasil em agosto de 2006.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Agende-se

EqUiLíbRIo CIA. DE DANÇA
Dia 13 de Agosto as 15h em comemoração do Aniversário do Teatro do Boi, que fica no bairro Matadouro, o espetaculo “Lendario Piauiense“ com participação ao vivo dos “Olivêras“.
Já dia 19 de agosto em comemoração do aniversário do Teatro João Paulo II as 19h, o espetaculo “Por Baixo dos panos“.
E dia 20/08 a 03/09 o corografo e bailarino Valdemar santos estará no Rio de janeiro participando do Festival “Dança em Foco“ que rola no SESC copacabana.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Valdemar Santos participa do festival Dança em Foco, realizado no Rio de Janeiro

A 5ª edição do dança em foco acontecerá no Oi Futuro e no Espaço SESC de 14 de agosto a 02 de setembro em Copacabana no Rio de Janeiro. O bailarino e coreografo Valdemar Santos foi selecionado pra participar das seguintes oficinas atraves de analize de curriculo: 1. Alexandre Veras e Andréa Bardawil (Ceará) - Entre o vídeo e a dança de 20 a 24 de agosto, 14 às 17h O curso pretende trabalhar a relação entre o vídeo e a dança como uma zona indefinida de pesquisa, onde o que se configura como resultado surge de como uma linguagem faz problema para a outra. Para configurar esse espaço, partimos de quatro eixos: a relação do cinema com o movimento, as mudanças na concepção coreográfica no século XX, algumas perspectivas filosóficas sobre espaço/tempo/movimento e a interface com outras linguagens através da performance e da videoarte. Alexandre Veras é diretor do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção onde coordena o núcleo de vídeo e o projeto NoAr, de formação em vídeo com adolescentes. Realizou inúmeros vídeos e intervenções e colabora com jornais e revistas com textos sobre poéticas tecnológicas. É professor da Escola de Audiovisual de Fortaleza. Andréa Bardawil é coreógrafa e diretora da Companhia da Arte Andanças desde 1991. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Dança do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção. É uma das curadoras da Bienal Internacional de Dança do Ceará, desde 1999. MINICURSO Carga horária: 2 aulas de 3 horas de duração (total: 6 horas) Marcus Moraes (Rio de Janeiro) - Videodança: gravação de miniclipesde 01 a 02 de setembro, 15 às 18h Uma idéia coreográfica. Um cenário. Um determinado número de planos e cortes. Uma trilha musical pré-determinada. Um limite de tempo para gravação e edição. Com esses limites estabelecidos para a realização do vídeo, os participantes realizarão suas seqüências que formarão um vídeo finalizado ao término do curso. É um desafio de criatividade para corpo e câmera, com poucos recursos e tempo reduzido.O curso é direcionado a bailarinos, coreógrafos e videomakers com uma mínima experiência prática em suas respectivas áreas. Marcus Moraes é Designer e mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. É professor da Faculdade Angel Vianna desde 2002 na graduação e no curso de pós-graduação “Estéticas do Movimento: dança, videodança e multimídia”. Alem dessas oficinas fará ainda aulas de Dança contemporanea na faculdade Angl Vianna, e no Espaço de Criação da Intrepida Trupi "No periodo de 20 de agosto a 03 de setembro estarei me aperfeiçoando e trocando informações com pessoas do mundo inteiro, ser selecionado nesse evento representa muito para arte do nosso Estado, é a primeira participação piauiense nesse evento, vou com total apoio da Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Cultural monsenhor Chaves"
Será um grande prazer participar desse evento, bem como representar meu estado.